Com bandeiras, faixas, cartazes e muita alegria, crianças e adolescentes de 14 escolas municipais e estaduais da zona Sul de Porto Velho desfilaram pela avenida Jatuarana, na manhã desta quarta-feira (6), em comemoração à Independência do Brasil. O evento, com apoio da prefeitura de Porto Velho, foi realizado com o objetivo de despertar o patriotismo e reforçar valores de respeito, de nação e de amor aos símbolos nacionais.
Representando o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, o secretário geral de Governo (SGG), Fabricio Jurado, disse que “hoje é um dia de festa, em comemoração à Independência do Brasil. É muito bom a gente ver as crianças desfilando, resgatando e cultivando esse sentimento de patriotismo, de amor à bandeira, ao nosso hino e à nossa pátria. Quando criança, também desfilava e me lembro bem desses momentos”.
A secretária municipal de Educação (Semed), Gláucia Negreiros, agradeceu às direções e professores das escolas envolvidas, pelo empenho em assegurar a organização do desfile. “Parabéns às famílias, aos estudantes e a todos os envolvidos nesse projeto tão bonito e com uma simbologia muito grande. Trabalhamos para apoiar o desfile e agradecemos pela dedicação dos gestores e professores”, completou.
O desfile na zona Sul se iniciou em 2019, numa iniciativa da direção da Escola Municipal de Ensino Infantil Padre Zenildo Gomes da Silva, ficando por dois anos suspenso em razão da pandemia e retomado em 2022 com outras escolas da região e neste ano fortalecido, com a apresentação ocorrendo na Jatuarana.
A concentração iniciou às 7h30, na Escola Eduardo Lima e Silva, e o desfile se iniciou por volta de 8h20, com alunos da Escola Infantil Moranguinho. O trecho da avenida Jatuarana, entre as ruas Daniel Nery e Geraldo Siqueira, foi fechado para ser ocupado pelas escolas.
A diretora da Escola Padre Zenildo, Alessandra Figueiredo, estava feliz com o desfile e a participação das famílias e da comunidade. “Neste ano, na Jatuarana, com carro de som, bandas das escolas e a presença das famílias e da comunidade, com certeza fortaleceu a nossa iniciativa, que começou simples mas a cada ano ganha uma dimensão maior”.
A Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran) atuou para disciplinar o trânsito na região, garantindo a realização do desfile. Viaturas e profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estavam presentes, além da Polícia Militar.
FAMÍLIAS
Muitos pais, mães e familiares prestigiaram o desfile das escolas. José Freitas, de 40 anos, fez questão de acompanhar a apresentação do filho Gustavo Araújo, de 6 anos, que estuda na Escola Miguel Ferreira. “É o segundo dele desfilando já. Ele gosta demais. Acho importante, pois desfilei quando criança, na escola Flora Calheiros, e até hoje me lembro com muito carinho. A gente é brasileiro, e desde pequeno temos que valorizar nosso Brasil”, relatou ele, que reside no bairro Novo Horizonte.
A Mirela Marie, de 32 anos, reside no Nova Floresta e veio acompanhar o desfile do filho, Heitor Oliveira, de 7 anos, que estuda na escola Flor de Laranjeira. “Bom para as crianças, todo evento eles gostam e esse marca a celebração da Independência. Meu filho participou dos ensaios e estava ansioso pro desfile”.
ESCOLAS
O desfile reuniu alunos e professores das Escolas Municipais de Ensino Infantil, Padre Zenildo, Moranguinho, Pequeno Mestre e Ronilza Cordeiro. Alunos das Escolas Municipais Infantil e Fundamental, Tancredo Neves, Flor de Laranjeiras, Miguel Ferreira de Souza e Padre Chiquinho.Alunos das escolas estaduais Sebastiana Lima de Oliveira, Capitão Claudio Manoel da Costa, Eduardo Lima e Silva, Vicente Salazar e Bela Vista também desfilaram. O Centro Municipal de Arte e Cultura Escolar Francisco Lázaro dos Santos “Laio” participou com a banda, assim como as bandas das escolas Cláudio Manuel da Costa, Vicente Salazar e Eduardo Lima e Silva.