Em alusão ao Maio Laranja, considerado o mês Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o Governo de Rondônia realiza campanha de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, com ações envolvendo seminário e mobilização em seis municípios do estado, objetivando conscientizar por meio de informações e aprimorar a eficácia das políticas públicas direcionadas à salvaguarda de vítimas de abuso.
A ação é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Agência de Vigilância em Saúde (Agevisa) e Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a campanha iniciada no dia 4 de maio em Porto Velho, abrange os municípios de Cacoal, Ji-Paraná, Ariquemes, Vilhena e Rolim de Moura.
A coordenadora da saúde do adolescente, Talita de Sá destaca sobre a ação. “Enfrentar o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, e sensibilizar a população sobre a responsabilidade compartilhada entre estado, família e a sociedade; no cuidado desses jovens, assegurando que seus direitos sejam protegidos com prioridade máxima e que não sofram violações”, frisou.
POLÍTICAS PÚBLICAS
O seminário “Faça bonito” é realizado por uma equipe multiprofissional em unidades de saúde, onde são discutidos projetos, políticas públicas e formas de abordagens das diversas faixas de idade, em um formato que permite mensurar o resultado do trabalho. As mobilizações acontecem nas ruas, com entrega de panfletos, garantindo assim, o acesso às informações.
O secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha enfatiza sobre a campanha e seu impacto. “Promovem a educação, a conscientização, o empoderamento das vítimas e principalmente, mobilização social”.
PROGRAMAÇÃO
- Cacoal (6/5) a (10/5) – região do Café
- Ji-Paraná (13/5) a (14/5) – região Central e Vale do Guaporé
- Ariquemes (16/5) a (17/5) – região do Vale do Jamari
- Vilhena (21/5) a (22/5) – região Cone Sul
- Rolim de Moura (23/5) a (24/5) – região Zona da Mata