Marcos Pereira, deputado federal e vice-presidente da Câmara dos Deputados, criticou a atitude do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao falar sobre o resultado das eleições da Argentina. No ‘X’, o antigo Twitter, o presidente nacional do Republicanos diz que, ao não citar nominalmente o nome de Milei, vencedor do pleito, o petista não reconhece o resultado da votação no país vizinho.
O presidente @LulaOficial age igual ao presidente @jairbolsonaro quando não cita nominalmente o presidente eleito da Argentina @JMilei, isto é, está agindo com diplomacia ideológica, o que não ajuda em nada nas relações bilaterais entre os países irmãos.
— Marcos Pereira (@marcospereira04) November 20, 2023
Javier Milei é de ultradireita e venceu o atual ministro da Economia, Sergio Massa, com 55,75% dos votos. Ele promete dolarizar a economia e extinguir o Banco Central argentino para acabar com a inflação.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) também usou sua rede social para parabenizar Milei:
“Parabéns ao povo argentino pela vitória de Javier Milei. A esperança volta a bilhar na América do Sul. Que esses bons ventos alcancem os Estados Unidos e o Brasil para que a honestidade, o progresso e a liberdade voltem para todos nós”.