Um novo recurso visa aumentar a rapidez e eficiência na hora de salvar vidas. O Serviço de Localização de Emergência foi lançado oficialmente no Brasil por meio de parceria entre a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Google, Apple, operadoras de telefonia e serviços públicos de emergência brasileiros.

A ferramenta habilita o compartilhamento da localização do dispositivo quando o usuário ligar para serviços emergenciais, como o 190 (polícia), 192 (SAMU), 193 (bombeiros), entre outros. Isso ocorre de forma segura e privada, via SMS, e apenas para os socorristas, permitindo um atendimento mais rápido e eficiente.

Maior precisão e agilidade no atendimento de emergências

O serviço opera de forma integrada, sem a necessidade de aplicativos adicionais, hardware especial ou qualquer ação extra do usuário. A localização é calculada e compartilhada apenas com autoridades durante chamadas, inclusive se o usuário estiver com a localização do dispositivo desativada.

O novo recurso disponibilizado pelo Serviço de Localização de Emergência demonstra o compromisso da Anatel e de nossos parceiros em salvar vidas, utilizando a tecnologia para garantir respostas mais rápidas e precisas nos momentos em que cada segundo conta. Essa iniciativa reflete nosso empenho em integrar inovação, segurança e privacidade em benefício de toda a sociedade brasileira.

Carlos Baigorri, presidente da Anatel

Testes realizados no Reino Unido apontam que o sistema utilizado para enviar a localização do dispositivo pode ser até três mil vezes mais preciso do que a habitual triangulação de torres de celular. A ferramenta já é oferecida em outros países e tem ajudado a reduzir os tempos de resposta em emergências. Segundo a Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos, o uso do mecanismo pode salvar mais de dez mil vidas a cada ano.

A parceria com a Anatel é um marco no uso da tecnologia para a segurança e bem-estar da população brasileira. Algo simples, como a informação de localização precisa, compartilhada de maneira rápida com autoridades, gera eficiência, reduz o tempo de resposta de uma equipe de socorro e pode significar a diferença entre a vida e a morte de alguém.

Bruno Diniz, líder de engenharia de Android no Brasil

Compatível com dispositivos Android versão 5.0 ou superior e com iOS a partir da versão 18.2, o Serviço de Localização de Emergência é oferecido gratuitamente para os provedores de serviços de emergência e também funciona via SMS em áreas com cobertura de rede limitada, garantindo acesso em regiões rurais e remotas.

Como funciona o sistema

  1. O usuário entra em contato com um serviço de emergência via ligação telefônica ou mensagem;
  2. O dispositivo ativa, automaticamente, o recurso e identifica a localização precisa da pessoa que necessita de socorro;
  3. As informações são enviadas diretamente (e apenas) para os serviços de emergência;
  4. O atendimento acontece reduzindo o tempo de espera.