Voluntários da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) participaram de um treinamento de enfrentamento ao novo coronavírus no Hospital Universitário de Brasília (HUB), nesta quarta-feira (15).
Participaram da capacitação 14 enfermeiros e cinco médicos, de diferentes estados do Brasil, que irão atuar no Hospital de Campanha de Manaus, no estado do Amazonas. O grupo parte para o local nesta quinta-feira (16).
O curso foi ministrado por profissionais que atuam no HUB, além de professores da Universidade de Brasília (UnB). A equipe era composta por:
- Um médico cardiologista
- Um pneumologista
- Dois anestesistas
- Dois enfermeiros intensivistas
Os profissionais foram divididos em três grupos e passaram por três estações de treinamento, com cenários reais de atendimento. Durante as seis horas de curso, aprenderam procedimentos como:
- Colocação e remoção de equipamentos de proteção individual (EPIs)
- Ventilação mecânica
- Entubação de via aérea difícil
- Parada cardiorrespiratória do paciente com Covid-19
- Preparo do corpo após a morte
Segundo a gerente de ensino e pesquisa do HUB, Dayde Mendonça, o treinamento é necessário porque o tratamento de pacientes com Covid-19 exige procedimentos específicos.
“Esses profissionais aprendem a fazer procedimentos que eles já sabem, mas com os cuidados para que não se contaminem”, explica.