A Campanha de Vacinação Contra a Gripe encerra nesta sexta-feira (24) em Porto Velho. Todas as unidades básicas de saúde estão realizando a imunização, que foi liberada para a população em geral, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).
Apesar de ser o final da campanha, a procura tem sido baixa pelo público-alvo dessa última etapa, formado por: crianças a partir de seis meses a menores de seis anos, puérperas, gestantes e adultos com idade entre 55 e 59 anos.
A vacina contra a gripe está disponível em todas unidades de saúde, das 8h às 17h. A prioridade será dada a quem faz parte do público-alvo, mas as doses estão disponíveis a toda a população. Quem for se vacinar deve seguir as orientações das autoridades de saúde, como usar máscara e evitar aglomerações.
A Semusa reforça que a vacina contra influenza não tem eficácia contra o novo coronavírus. Mas, nesse período de pandemia, ajuda os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para a Covid-19, já que os sintomas são semelhantes. Também auxilia na redução pela procura das unidades de saúde
Ação no Baixo Madeira
Entre os dias 13 e 17 de julho, a população dos distritos do Baixo Madeira recebeu equipes do Departamento de Imunização para vacinação contra a gripe, segundo informou a Semusa.
Os distritos de Nazaré, São Carlos e comunidades adjacentes receberam 931 doses de diferentes vacinas, sendo 311 de rotina (poliomelite, tetravalente, sarampo, hepatite e febre amarela), 469 doses contra a Influenza A (H1N1 e H3N2) e 151 doses da vacina Tríplice Viral.