A partir da próxima sexta-feira (17), idosos com idades a partir dos 70 anos e pacientes imunossuprimidos já podem tomar a dose de reforço contra a covid-19. A vacinação ocorre no IG Shopping, zona Leste da capital, e Porto Velho Shopping, onde também estão sendo disponibilizadas a primeira e a segunda dose dos imunizantes.
Segundo a gerente de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Elizeth Gomes, o primeiro dia de aplicação da terceira dose registrou pouca procura, fazendo com o que o Município adiantasse os grupos prioritários. “Baixamos a faixa etária de 80 para 70 anos e adiantamos os imunossuprimidos que seriam atendidos na próxima semana. Esses dois grupos são os preconizados hoje pelo Ministério da Saúde”, explica.
Para receber a terceira dose, a pessoa deve atender a dois requisitos básicos: ter 70 anos ou mais e ter tomado a segunda dose do imunizante, ou dose única, no período de 180 dias (seis meses). Já para os imunossuprimidos, pessoas com algum tipo de deficiência imunológica, o prazo entre as doses é de 28 dias.
A enfermeira Oziane Alves, da Divisão de Imunização da Semusa, explica que, atendendo a recomendação do Ministério da Saúde, no Plano Nacional de Imunização (PNI), a vacina utilizada na aplicação da dose de reforço (terceira dose) é a da fabricante Pfizer. No entanto, se o município não dispor da vacina americana, poderá utilizar a AstraZeneca como segunda opção ou, ainda, a Janssen como terceira opção.
SERVIÇO
Local: IG Shopping, zona Leste
Endereço: Avenida Amazonas com José Amador dos Reis
Horário: das 14h às 18h
Local: Porto Velho Shopping
Endereço: Avenida Pref. Chiquilito Erse com avenida Calama.
Horário: das 14h às 21h
Texto: Augusto Soares e Pedro Bentes
Foto: Wesley Pontes
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)