Acabam os kits para testar Coronavírus pelo Estado e Sesau anuncia compra de 100 mil testes rápidos

0
410

O secretário da Saúde, Fernando Máximo, informou durante coletiva na manhã desta terça-feira (7) que chegaram ao fim os kits para detecção de Coronavírus em Rondônia e que aguarda a chegada de novos lotes, enviados pelo Ministério da Saúde. Máximo disse também que a Sesau aguarda a análise de documentos para poder confirmar ou não os três casos da doença, anunciados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) da Capital na noite de segunda-feira (6). Pelas estatísticas do Estado, até o momento foram registrados oficialmente 18 casos de Covid-19. Na ocasião, foi anunciada a compra de 100 mil testes rápidos.

Segundo a Sesau, dos 18 casos de Covid-19 confirmados em Rondônia, 14 são de Porto Velho e os outros quatro são do interior. “Oito pacientes já foram curados da doença e os demais seguem em tratamento, em bom estado de saúde. Até o momento, nenhum paciente precisou de internação. Hoje, 18 amostras aguardam o resultado do exame para Coronavírus”, informou.

De acordo com o secretário, a Semusa não realizou exames para confirmar os casos anunciados na segunda-feira. “A Prefeitura está colocando como critério clínico epidemiológico, mas nós precisamos confirmar através de documentos para poder inserir no nosso próximo boletim. Nós não temos como divulgar agora porque é melhor divulgar de forma correta do que depois ter que voltar atrás. Queremos noticiar somente quando realmente tiver confirmado”, disse Fernando Máximo.

Sobre os números de casos suspeitos em Rondônia, o secretário disse que a secretaria está com dificuldade de fazer a análise. “Estamos com esse problema porque a plataforma do Ministério da Saúde mudou há alguns dias, mas estamos fazendo de tudo para voltarmos ao normal”, diz.

Kits de PCR

Durante a coletiva, o secretário informou que os kits para a realização dos exames de Coronavírus no Lacen se esgotaram na noite de segunda-feira (6). “Infelizmente os kits acabaram, mas existe a possibilidade de chegada de mais na quarta-feira (8) para que possamos retornar os exames. A Sesau tem tentado comprar os kits de PCR (padrão), mas estamos com dificuldade porque está em falta no mundo todo”, esclareceu Fernando Máximo.

Testes rápidos

Fernando Máximo anunciou a compra de 100 mil testes rápidos durante a coletiva. “A previsão de entrega é no próximo domingo. Quando chegarem, serão distribuídos para todos os municípios do nosso Estado”, finalizou o secretário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui