Dos 47 casos confirmados do novo coronavírus em Ariquemes (RO), 19 são profissionais da saúde. Os dados foram repassados pela Secretaria Municipal de Saúde.
Ariquemes é a segunda cidade de Rondônia com mais casos confirmados de Covid-19, ficando atrás apenas de Porto Velho – com 180 casos. Até o último boletim municipal, 32 pessoas ainda aguardam resultados dos exames.
Marcelo Graeff, secretário municipal de saúde, informou que um técnico, servidor da área da saúde, foi infectado pelo novo coronavírus e acabou transmitindo para os colegas de profissão.
“Nós tivemos um primeiro caso de um técnico que nós não sabemos onde, nem ele sabe onde pegou Covid, e o contato com ele nas unidades de saúde fez essa proliferação. Todos [os funcionários] da saúde [que testaram positivo] estão relacionados a este caso. Um vai contaminando o outro, é uma rede de contaminação”, diz Graeff.
No total Ariquemes tem 950 profissionais da saúde, e o secretário garante que há Equipamento de Proteção Individual (EPIs) para todos.
A secretaria informou que o foco para combater a doença é identificar e testar os casos suspeitos para a partir dos números planejar as demandas de quantidade de leitos, ambulâncias e Unidade de terapia intensiva (UTIs).