Em Nova Brasilândia (RO), na noite desta terça-feira (30), por volta das 20h00, um homem foi detido após atirar e portar uma arma de fogo.
O fato aconteceu na Rua Machado de Assis no setor 15. De acordo com informações da Polícia Militar, eles foram solicitados através de uma denúncia anônima, onde foi relatado sobre um indivíduo que estava bebendo e que estava em posse de uma arma de fogo.
A PM então compareceu ao local constataram que havia várias pessoas bebendo, os policiais então em posse das informações sobre um individuo portar uma arma de fogo, realizou uma busca minuciosa em um veículo e localizou um revólver calibre .38 e cinco munições intactas.
Então diante dos fatos os policiais deram voz de prisão ao proprietário do veículo e em seguida foi encaminhado para UNISP, junto com a arma, onde ficará a disposição da justiça.
O que ocorre em casos de porte de arma sem autorização?
Todo cidadão que portar, deter, adquirir ou fornecer arma de fogo de uso permitido sem autorização estará em desacordo com a Lei, ou seja, cometerá um crime inafiançável.
Nesses casos, o Estatuto do Desarmamento prevê pena de dois a quatro anos de prisão e pagamento de multa. Quando o porte for de armas de uso restrito, a pena varia entre três e seis anos de reclusão e multa.
Além do porte de arma de fogo, a posse sem registro também é considerada ilegal e prevê pena de dois e seis anos de prisão. Para os casos de comércio ilegal de armas, o tempo de reclusão aumenta: de quatro a oito anos e multa.