No último dia 25 de outubro foi celebrado o Dia do Dentista e da Saúde Bucal, data que ressalta a importância dos cuidados com a higiene bucal e valoriza os profissionais que atuam na área. Em Porto Velho, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) oferece variados serviços odontológicos gratuitos à população, tanto na área urbana quanto na rural.

Os serviços oferecidos nas unidades básicas de saúde incluem limpeza, aplicação de flúor, restaurações, extrações simples, além de atendimento de urgências. Pacientes que necessitam de tratamentos mais complexos, como endodontia (tratamento de canal) ou bucomaxilofacial, são encaminhados para os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), que ficam nas unidades de saúde José Adelino e Hamilton Gondim, ambas localizadas na zona Leste.

Para acessar os serviços especializados, os pacientes devem realizar uma avaliação inicial na unidade de saúde mais próxima de casa, que deve ser previamente agendada. Com encaminhamento em mãos, o agendamento nos CEO’s podem ser feitos via WhatsApp:
• CEO Zona Leste 1: (69) 98473-8266
• CEO Zona Leste 2: (69) 98473-7250

URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

Casos odontológicos de urgência ou emergência podem ser resolvidos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Sul e Leste, sendo que na UPA Sul, o atendimento odontológico é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, enquanto na UPA Leste, o serviço de urgência está disponível 24 horas todos os dias.

Atenção Primária e Ações Preventivas

A Prefeitura de Porto Velho realiza, em média, 6 mil atendimentos odontológicos por mês e mais de 22 mil procedimentos. Em 2023, foram registrados mais de 68 mil atendimentos e 260 mil procedimentos. Já em 2024, até o momento, a rede contabiliza mais de 57 mil atendimentos e 210 mil procedimentos.

Além dos atendimentos nas unidades de saúde, a Semusa promove ações preventivas através do Programa Saúde na Escola (PSE). Entre as atividades realizadas estão escovações supervisionadas, aplicação de flúor, distribuição de kits de higiene e palestras educativas. Essas ações visam sensibilizar crianças e adolescentes sobre a importância da saúde bucal desde cedo.

AVANÇOS

Segundo Francielli Pasquim Tolotti, gerente da Divisão de Saúde Bucal do município, a rede odontológica de Porto Velho tem recebido investimentos em equipamentos nos últimos dois anos, com a aquisição de novas cadeiras odontológicas, compressores e autoclaves, por meio de emendas parlamentares.

Para garantir a acessibilidade dos serviços, equipes de saúde bucal também realizam visitas domiciliares para pacientes com mobilidade reduzida, assegurando que todos tenham acesso ao atendimento. A rede conta atualmente com 125 dentistas, sendo 12 atuando na área rural.