A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), inaugurou a “Calçada Criativa”, na rua Santos Dumont, localizada entre as avenidas Carlos Gomes e Duque de Caxias. O evento foi marcado por intervenções artísticas, incluindo uma execução do hino municipal pela Banda da Polícia Militar do Estado de Rondônia. O novo espaço, que faz parte do plano municipal de turismo, é mais um marco cultural e turístico da capital.

A “Calçada Criativa” não é apenas um espaço de circulação, mas um ponto de encontro entre arte, cultura e lazer. Durante a solenidade de inauguração, o prefeito Hildon Chaves destacou a importância da iniciativa como um reflexo do compromisso da administração com a valorização da cultura local. “A Calçada Criativa passa a integrar o complexo das Três Caixas D’Água, que é um dos símbolos da nossa cidade. Este espaço foi pensado para ser um ponto de interação cultural e turística. Estamos muito felizes em entregar mais essa obra à população e convidamos todos a virem conhecer”, declarou o prefeito.

A secretária da Semdestur, Glayce Bezerra, ressaltou que a Calçada Criativa foi projetada para ser um elo entre dois importantes pontos da cidade, a Praça das Três Caixas D’Água e a Praça Aluízio Ferreira. “Teremos o Giro Empreendedor na Praça das Três Caixas D’Água e a Gastronomia na Aluízio Ferreira. A calçada será o elo cultural entre esses espaços, com apresentações artísticas abertas ao público, grafitagens indígenas em homenagem aos povos Karitianas e Karipunas e um ambiente acolhedor para os porto-velhenses e turistas”, explicou.

Homenagem aos Povos Indígenas

Um dos destaques do projeto são as pinturas e grafitagens em homenagem aos povos indígenas Karitianas e Karipunas, que adornam o piso da calçada. Elivar Karitiana, um dos responsáveis pelo grafismo, expressou sua satisfação em participar do projeto. “É muito bom ver mais grafismos indígenas próximos ao público. Isso valoriza nossa cultura e aproxima o povo de Porto Velho das tradições indígenas. É uma homenagem gratificante para o povo Karitiana”, afirmou Elivar.

O artista plástico Jorge William, que também contribuiu com as pinturas na Calçada Criativa, destacou a importância da arte urbana para a valorização da cidade.

“Espaços como este são fundamentais. A cidade tem muitos artistas talentosos, inclusive internacionais, e todo espaço dedicado à arte é bem-vindo. Essa é uma oportunidade para que outros artistas também possam mostrar seu talento”, disse Jorge enquanto finalizava seu trabalho ao vivo para todos que participaram da solenidade.

Bruno Souza, outro artista plástico presente no evento, reforçou o impacto positivo da iniciativa. “Esse tipo de proposta já deveria ter sido feito há mais tempo. É algo que vemos em outras capitais, e Porto Velho carecia de um espaço cultural aberto como esse. Com certeza, a Calçada Criativa vai abrir portas para outros artistas mostrarem seu trabalho”, comentou Bruno.

Intervenções Artísticas e Integração

Além das pinturas e grafismos, o evento de inauguração contou com diversas apresentações artísticas, como música clássica ao som de violinos, grafites e pintura em tela. A ideia é que, aos finais de semana, o espaço seja palco para apresentações variadas, promovendo o encontro de artistas locais e turistas.

A secretária Glayce Bezerra reforçou que o projeto faz parte de um plano maior de turismo e desenvolvimento urbano. “Assim como a Avenida Paulista em São Paulo, que fecha aos finais de semana para receber intervenções artísticas, Porto Velho agora tem a Calçada Criativa. Este é um espaço de convivência, onde a população pode passear, contemplar a arte, sentar em um dos bancos e aproveitar o ambiente”, concluiu.
Plano Municipal de Turismo avança

Com 90% do plano municipal de turismo já concluído, a Prefeitura de Porto Velho continua investindo em projetos que valorizam a cultura e o patrimônio histórico da cidade. A Calçada Criativa é mais uma conquista que se soma a outras iniciativas, como a revitalização do complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e o fortalecimento da rota cultural do centro histórico. A Calçada Criativa está aberta ao público e convida todos os moradores e turistas a conhecerem mais esse ponto de integração cultural em Porto Velho.