Um cardume com mais de 100 tubarões foi encontrado por mergulhadores e pesquisadores no arquipélago de Alcatrazes, no litoral norte de São Paulo, na última segunda-feira (17).
Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra o arquipélago, o grupo era formado por tubarões-martelo e possivelmente por outra espécie.
▶ Ative o som e assista ao vídeo com o registro do cardume de tubarões no arquipélago de Alcatrazes.
Alcatrazes já é habitat natural de tubarões
O Arquipélago de Alcatrazes, localizado a cerca de 35 quilômetros de São Sebastião, já era conhecido pela presença de tubarões, de acordo com o ICMBio. No entanto, a criação de uma Unidade de Conservação de Proteção Integral Federal contribuiu para o aumento no aparecimento dessas espécies na região.
Segundo o instituto, esse cenário está diretamente ligado à melhora das condições ambientais e à proteção mais rigorosa do ecossistema marinho local.
ICMBio vê presença dos animais como sinal positivo
De acordo com Thais Farias Rodrigues, chefe do ICMBio Alcatrazes, a presença desses animais é um importante indicativo de equilíbrio ecológico.
“A presença destes animais é um importante indicador de conservação e equilíbrio marinho, sendo positiva e desejável, inclusive do ponto de vista do turismo.”
Segundo o instituto, o aumento da biomassa de peixes no arquipélago, após a redução da pesca ilegal, também favoreceu o crescimento na presença de cardumes maiores de tubarões.
Espécies registradas no arquipélago
Entre as espécies mais registradas na região estão o tubarão-martelo, o tubarão-seda, o tubarão-mangona e o cação-frango.
Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, essas espécies não apresentam comportamento agressivo, segundo o ICMBio. Por isso, atividades como mergulho podem ocorrer de forma tranquila, dentro das regras e condições de segurança estabelecidas para a área.


