O Governo de Rondônia realizou, nesta quinta-feira (24), o 1º Aulão Preparatório para o Enem 2025, no Teatro Estadual Palácio das Artes, em Porto Velho. O evento contou com a participação de 1.200 estudantes do 3º ano do ensino médio, oriundos de 11 escolas estaduais da capital, e marcou o início do calendário de aulões promovidos pelo projeto “Trilhando Rumo ao Enem”, implantado em 2019.
Evento marca início do projeto Trilhando Rumo ao Enem 2025
A programação teve início às 13h com uma atividade motivacional, seguida por aulas nas disciplinas de linguagens e matemática, ministradas por docentes da plataforma Revisão Enem. Ao todo, seis edições do Aulão Preparatório estão previstas para Porto Velho em 2025 — três no primeiro semestre e três no segundo.
Escolas participantes do 1º Aulão do Enem 2025 em Porto Velho
Participaram do primeiro aulão os estudantes das seguintes escolas:
EEEFM Professor João Bento da Costa
EEEM Major Guapindaia
EEEFM Barão dos Solimões
Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CTPM I)
EEEFM Murilo Braga
EEEFM Risoleta Neves
IEE Carmela Dutra
EEEFM Estudo e Trabalho
EEEFM Professor Orlando Freire
EEEFM Professor Eduardo Lima e Silva
EEEFM Mariana
Governo vai levar o Aulão para o interior de Rondônia
Além da capital, o projeto será ampliado para o interior do estado, por meio das superintendências regionais de educação (Supers). A meta é garantir que todos os alunos da rede estadual tenham acesso a oportunidades de preparação para o Enem 2025.
Investimento no futuro dos estudantes de Rondônia
O governo estadual destinou R$ 164.230,00 para a realização dos aulões ao longo de 2025. Os recursos serão aplicados na aquisição de materiais didáticos, consumo e apoio gráfico, fortalecendo a infraestrutura das atividades educacionais.
Autoridades destacam o compromisso com a educação
Para o governador Marcos Rocha, a iniciativa reforça o compromisso com o futuro dos jovens rondoniense.
“Nosso objetivo é ampliar o acesso ao ensino superior com uma preparação sólida e gratuita”, afirmou.
A secretária de Educação, Ana Pacini, também comentou:
“A cada ano, ampliamos a estrutura do ‘Trilhando Rumo ao Enem’. Nossa missão é democratizar o acesso às melhores oportunidades.”
Equidade educacional como prioridade
Atualmente, Rondônia possui 71.112 alunos matriculados no ensino médio, sendo 21.455 em Porto Velho. Com ações como essa, o governo fortalece a equidade educacional e oferece suporte essencial para que os jovens ingressem no ensino superior.









