Com a abertura do período de inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece 237,1 mil vagas em universidades federais pelo país, os candidatos passaram a compartilhar memes na internet. Às 10h17, o assunto já havia rendido 216 mil tuítes.
A lentidão do sistema, que abriu durante a madrugada de terça, foi um dos temas comentados. Além disso, os candidatos compartilharam piadas sobre a nota de corte e a ansiedade em relação ao processo de seleção.
Sisu gera memes na internet — Foto: Reprodução/Twitter
O G1 entrou em contato com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, para pedir um posicionamento sobre o caso. O instituto informou que os esclarecimentos deveriam ser pedidos ao Ministério da Educação (MEC). Procurado, o MEC não havia enviado resposta até as 10h45.
Os estudantes podem se inscrever no Sisu até as 23h59 do próximo domingo (26). O prazo, que antes se encerraria na sexta (24), foi prorrogado após erros nas correções de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De acordo com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, as falhas afetaram quase 6 mil candidatos. As pontuações dos candidatos foram corrigidas antes da abertura das inscrições do Sisu, segundo o governo. Candidatos entrevistados pelo G1 confirmaram a alteração.
*Aperto no botão entrar*
Tente novamente mais tarde
2 min depois
*Aperto no botão entrar*
O Sisu:#sisu2020