Retornando às atividades de 2023 do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Morar Melhor realizou uma sessão de cinema com o grupo Crescendo Junto, formado por crianças de 3 a 6 anos, em Ji-Paraná. A ação é promovida pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf).
Segundo a assistente social da unidade, Ruthe da Silva Viana Oakes, as crianças participaram da sessão de cinema, e as mães, durante o filme, de uma roda de conversa com o psicólogo do Cras Morar Melhor, Rafael Lúcio da Silva. Ela frisou que as atividades do SCFV garantem direitos pelo acolhimento, e orienta os assistidos para os serviços disponíveis.
Durante a roda de conversa, o psicólogo Rafael Lúcio da Silva tratou das ações do Fevereiro Rosa, mês de conscientização e prevenção da gravidez na adolescência. Com o tema “Adolescência primeiro, gravidez depois! #TudoTemSeuTempo”, a campanha ressalta os riscos e consequências de uma gestação neste período da vida.
O SCFV é oferecido para crianças (3 a 6 anos/7 a 11 anos), adolescentes (12 a 17 anos), adultos (18 a 59 anos) e idosos (acima de 60 anos), com o objetivo de criar e fortalecer o vínculo familiar por meio de atividades socioeducativas. Os grupos também participam das ações desenvolvidas pelas campanhas do Calendário Colorido da Semasf.
O Cras Morar Melhor atende aos bairros Bela Vista, Condomínio Ji-Paraná, Casa Preta, Dom Bosco, Distrito Industrial, Jardim Aurélio Bernardi, Novo Horizonte, Parque São Pedro, Park Amazonas, residenciais Açaí, Araçá, Colina Park e Jatobá, São Bernardo, Vila Operária e toda a área rural do 1° distrito, exceto Gleba G e Distrito de Nova Londrina e Residencial Morar Melhor.