Calor provoca pancadas de chuva passageiras em todo o Brasil

0
103

Uma frente fria se afasta da Região Sudeste na altura  do Espírito Santo. Outra frente fria avança sobre o Rio Grande do Sul e causa temporais.

O ar quente e úmido que está espalhado sobre o Brasil e estimula a formação de nuvens carregadas em muitos estados, de todas as Regiões do país.

O ar seco predomina sobre a Região Nordeste dificultando a formação de grandes nuvens e a ocorrência de chuva em grande parte da Região..

Previsão do tempo para o Brasil para 02/12/2023- sábado

Região Sul

Uma nova frente fria avança sobre o Rio Grande do Sul e espalha nuvens carregadas sobre o estado. Mas estas nuvens também crescem na Região Sul por causa do calor e da umidade do ar elevada.

O sol aparece forte no Paraná e em Santa Catarina. A nebulosidade aumenta no decorrer do dia e pancadas de chuva com raios ocorrem à tarde e à noite.

O sudoeste e sul do Rio Grande do Sul tem muita chuva e há risco de tempestades na fronteira com o Uruguai.

As demais áreas do Rio Grande do Sul têm pancadas de chuva, raios e períodos com sol e há risco de chuva forte.

Região Sudeste

Uma frente fria se afasta do Espírito Santo e o ar quente e úmido predomina sobre a Região Sudeste.  

No centro, sul e leste de São Paulo e no litoral do Rio De Janeiro, o dia é com sol forte, calor e algumas nuvens, mas sem chuva.

Nas demais áreas do Rio de Janeiro, em Minas Gerais e no centro, oeste e norte do estado de São Paulo e no Espírito Santo , o sol fica forte ao longo do dia e, por causa do calor, algumas nuvens crescem e provocam pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. 

O risco de chuva forte é maior no estado de Minas Gerais.

Região Centro-Oeste

O ar úmido e quente predomina sobre o Centro-Oeste e facilita a formação de grandes nuvens sobre a Região.

Todo o Centro-Oeste tem sol forte e temperaturas elevadas, mas dentro da normalidade para esta época do ano. Por causa do calor, algumas nuvens crescem e provocam pancadas de chuva e raios à tarde e à noite.  

Pode chover forte em Goiás, no sul e leste de Mato Grosso do Sul. 

Região Nordeste

O ar seco predomina sobre o Nordeste e dificulta a formação de grandes nuvens e ocorrência de chuva em grande parte da Região.

O sol aparece forte em todo o Nordeste. 

Na faixa litorânea entre o litoral do Rio Grande do Norte e Alagoas e no litoral sul da Bahia, o sol aparece forte e há possibilidade de chuva passageira.

No oeste e sudoeste da Bahia, no Maranhão e no centro, norte e oeste do Piauí o dia é com sol, calor e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite 

Há possibilidade de chuva moderada a forte no sudoeste do Maranhão.

Região Norte

O ar quente e úmido predomina sobre a Região Norte e nuvens carregadas crescem em todos os estados.

Apenas o norte de Roraima, incluindo Boa Vista, tem um dia de sol e sem chuva.

No norte e leste do Amazonas e centro-oeste do Pará, o dia é com períodos de sol, muitas nuvens e pancadas de chuva frequentes, que podem ser moderadas a fortes.

Nas demais áreas da Região Norte do Brasil,o sol aparece forte e ocorrem pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite.

Há risco de chuva forte no em áreas do oeste do Acre, do Amazonas, Pará e Tocantins e norte de Rondônia.

Alertas meteorológicos para 02/12/2023- sábado

Atenção para chuva moderada a forte nas capitais Porto Alegre, Campo Grande, Belo Horizonte, Goiânia, Brasília, Manaus, Porto Velho, Belém e Teresina

Alerta especial: perigo de temporais e chuva volumosa, com raios e rajadas de vento que podem passar dos 91 km/h na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai.

Alerta para temporais com raios e rajadas de vento entre 71km/h e 90km/h no centro-sul e centro-oeste do Rio Grande do Sul, na Grande Belo Horizonte, na região da Serra da Canastra (MG), no extremo norte do Tocantins, no sudoeste do Maranhão e região de Marabá (PA)

Atenção para chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento de 51km/h a 70 km/h no centro- norte e nordeste do Rio Grande do Sul, incluindo a Grande Porto Alegre, no sul, centro e oeste de Santa Catarina, no sul/sudoeste e oeste do Paraná, no sul, leste e nordeste de Mato Grosso do Sul, em Goiás (exceto no extremo norte do estado), no Distrito Federal, no leste de Mato Grosso, no oeste e norte de São Paulo, no centro, oeste e leste de Minas Gerais, na Grande Belo Horizonte, no interior do Rio de Janeiro, no sul do Espírito Santo, na região de Porto Velho, no oeste do Acre, no Amazonas (exceto no oeste do estado), no Pará (exceto no norte do estado), no norte do Tocantins, no extremo sul de Roraima, no centro-leste do Maranhão e região de Teresina.

Atenção para o ar muito seco, com níveis de umidade do ar entre 21% e 30% no centro-norte e noroeste da Bahia, no leste do Piauí e sertão do Nordeste.